Vós, Trindade Eterna, sois como um mar profundo, no qual quanto mais procuro mais encontro, e quanto mais encontro mais cresce a sede de Vos procurar. Saciais a alma mas de um modo insaciável, porque saciando-se do vosso abismo, a alma permanece sempre faminta e sedenta de Vós, ó Trindade Eterna, desejando ver-Vos com a luz da nossa luz (...)
Oh abismo, oh Trindade Eterna, oh Divindade, o mar profundo! Que mais me podíeis dar do que dar-Vos a Vós mesmo? Sois um fogo que arde sempre e não se consome. Sois Vós que consumis com o vosso calor todo o amor profundo da alma. Sois um fogo que dissipa a frialdade, e iluminais as mentes com a vossa luz, aquela luz com que me fizestes conhecer a vossa verdade.
(S. Catarina de Sena, Diálogo da Divina Providência)
5 comentários:
Olha que giro! Hoje na homília o Sr Padre citou exactamente esta passagem. Mas eu não tinha percebido de quem era... E já vão duas vezes em que vejo esta referência. Começo a pensar se não será alguma citação "clássica"...
Muito obrigado,
Maria
Santíssima Trindade! Espírito Santo!O que nòs ouvimos e vimos este ano...
O nosso mal é querer explicar o inexplicável,comparar o que não é comparável, traduzir em palavras "sábias" o que não é traduzível...
A transcendência não se traduz...
O único conhecimento de Deus que podemos ter é-nos apresentado
por Jesus Cristo.É unicamente nesse Homem -Deus que nós apostamos a vida para lá de toda a discussão.
Pe Cl,
Por mim está perdoado (lol). Os primeiros cristãos punham tudo em comum por isso... E na net é muito mais fácil. Não conhecia esta citação de S. Catarina de Sena mas identifico-me com a frase:
"Vós, Trindade Eterna, sois como um mar profundo, no qual quanto mais procuro mais encontro, e quanto mais encontro mais cresce a sede de Vos procurar."
Quanto mais conheço esta Trindade Santa mais sinto necessidade de a conhecer. Realmente, esta natureza de Deus é tão vasta que muito difícilmente a conseguiremos abarcar na sua totalidade. Eu, por mim, vou continuar a procurar este Deus Amor.
Pcl!!!!
Pois este Deus trino-uno, resume-se numa palavra AMOR!
basta sentir, sentir, sentir e está tudo dito e explicado!!!
Desculpa a minha ausência, mas
tenho andado numa azáfama, passa lá para saberes os pormenores!!!
beijinhos no teu coração lindo!!!
Caro Pe CL, muito obrigada pelas visitas.
Na homília desta semana, o pároco da minha paróquia também falou no AMOR enquanto "representação" da Santíssima Trindade. Nunca tinha conseguido atingir essa conclusão... mas faz sentido!
Boa semana... e sim, quando se trabalha por AMOR, os sacrifícios que se fazem, nem parecem sacrifícios!
Enviar um comentário