domingo, 3 de junho de 2007

Santíssima Trindade






Vós, Trindade Eterna, sois como um mar profundo, no qual quanto mais procuro mais encontro, e quanto mais encontro mais cresce a sede de Vos procurar. Saciais a alma mas de um modo insaciável, porque saciando-se do vosso abismo, a alma permanece sempre faminta e sedenta de Vós, ó Trindade Eterna, desejando ver-Vos com a luz da nossa luz (...)









Oh abismo, oh Trindade Eterna, oh Divindade, o mar profundo! Que mais me podíeis dar do que dar-Vos a Vós mesmo? Sois um fogo que arde sempre e não se consome. Sois Vós que consumis com o vosso calor todo o amor profundo da alma. Sois um fogo que dissipa a frialdade, e iluminais as mentes com a vossa luz, aquela luz com que me fizestes conhecer a vossa verdade.


(S. Catarina de Sena, Diálogo da Divina Providência)





5 comentários:

Anónimo disse...

Olha que giro! Hoje na homília o Sr Padre citou exactamente esta passagem. Mas eu não tinha percebido de quem era... E já vão duas vezes em que vejo esta referência. Começo a pensar se não será alguma citação "clássica"...
Muito obrigado,
Maria

figlo disse...

Santíssima Trindade! Espírito Santo!O que nòs ouvimos e vimos este ano...
O nosso mal é querer explicar o inexplicável,comparar o que não é comparável, traduzir em palavras "sábias" o que não é traduzível...
A transcendência não se traduz...
O único conhecimento de Deus que podemos ter é-nos apresentado
por Jesus Cristo.É unicamente nesse Homem -Deus que nós apostamos a vida para lá de toda a discussão.

sonia farmaceutica disse...

Pe Cl,
Por mim está perdoado (lol). Os primeiros cristãos punham tudo em comum por isso... E na net é muito mais fácil. Não conhecia esta citação de S. Catarina de Sena mas identifico-me com a frase:

"Vós, Trindade Eterna, sois como um mar profundo, no qual quanto mais procuro mais encontro, e quanto mais encontro mais cresce a sede de Vos procurar."

Quanto mais conheço esta Trindade Santa mais sinto necessidade de a conhecer. Realmente, esta natureza de Deus é tão vasta que muito difícilmente a conseguiremos abarcar na sua totalidade. Eu, por mim, vou continuar a procurar este Deus Amor.

Elsa Sequeira disse...

Pcl!!!!


Pois este Deus trino-uno, resume-se numa palavra AMOR!
basta sentir, sentir, sentir e está tudo dito e explicado!!!

Desculpa a minha ausência, mas
tenho andado numa azáfama, passa lá para saberes os pormenores!!!

beijinhos no teu coração lindo!!!

Cristina disse...

Caro Pe CL, muito obrigada pelas visitas.

Na homília desta semana, o pároco da minha paróquia também falou no AMOR enquanto "representação" da Santíssima Trindade. Nunca tinha conseguido atingir essa conclusão... mas faz sentido!

Boa semana... e sim, quando se trabalha por AMOR, os sacrifícios que se fazem, nem parecem sacrifícios!