"Até que enfim cheguei ao cimo da montanha
após uma jornada extensa e fatigante.
Passei o olhar em torno e,
pronto, o olhar apanha tudo
que a vida tem de belo e contrastante. …
… Graças vos dou, meu Deus, graças vos dou, Senhor,
por sentir que me ergui dos abismos da treva,
por sentir mais intensa essa luz que me eleva,
suave irradiação do Vosso imenso amor."
segunda-feira, 18 de junho de 2007
Perdão...
"Ouviste que foi dito:'olho por olho e dente por dente'. Eu digo-vos: não oponhais resistência ao mau; se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra".
Homem de cultura judaica, Jesus falou muitas vezes por parábolas e sentenças . Mas uma sentença não é para levar à letra, em leitura fundamentalista. Desta vez diz-nos que a Vingança, assim como as pequeninas vinganças de que nos servimos, por vezes, não fazem qualquer sentido. “Não nos vingarmos” é a nossa resposta passiva. Mas Cristo pede-nos uma resposta activa – “dar a outra face”, isto é, tomar posição, mas numa atitude de paz para com quem nos ofendeu. - Que poderá significar “dar a outra face” quando alguém nos calunia e essa calúnia passa de boca em boca, acabando com o nosso bom-nome e expondo-nos a julgamento público? - Que poderá significar “dar a outra face” quando alguém, sem repeito por regras ou códigos, provoca um acidente e um nosso querido morre ou fica deficiente? - Que poderá significar “dar a outra face” quando o nosso patrão nos trtata com injustiça? Só tendo sentido sobre nós o olhar de perdão e misericórdia de Deus, podemos usar de misericórdia. Mas, atenção! Deus quer que sejamos santos, não que sejamos cobardes ou lorpas. “O homem que se não revolta não cria” (Torga).
1 comentário:
Homem de cultura judaica, Jesus falou muitas vezes por parábolas e sentenças . Mas uma sentença não é para levar à letra, em leitura fundamentalista.
Desta vez diz-nos que a Vingança, assim como as pequeninas vinganças de que nos servimos, por vezes, não fazem qualquer sentido.
“Não nos vingarmos” é a nossa resposta passiva. Mas Cristo pede-nos uma resposta activa – “dar a outra face”, isto é, tomar posição, mas numa atitude de paz para com quem nos ofendeu.
- Que poderá significar “dar a outra face” quando alguém nos calunia e essa calúnia passa de boca em boca, acabando com o nosso bom-nome e expondo-nos a julgamento público?
- Que poderá significar “dar a outra face” quando alguém, sem repeito por regras ou códigos, provoca um acidente e um nosso querido morre ou fica deficiente?
- Que poderá significar “dar a outra face” quando o nosso patrão nos trtata com injustiça?
Só tendo sentido sobre nós o olhar de perdão e misericórdia de Deus, podemos usar de misericórdia.
Mas, atenção! Deus quer que sejamos santos, não que sejamos cobardes ou lorpas. “O homem que se não revolta não cria” (Torga).
beijos e abraços
Enviar um comentário