segunda-feira, 18 de junho de 2007

Perdão...


"Ouviste que foi dito:'olho por olho e dente por dente'. Eu digo-vos: não oponhais resistência ao mau; se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra".


Mt 5, 38-39.

1 comentário:

figlo disse...

Homem de cultura judaica, Jesus falou muitas vezes por parábolas e sentenças . Mas uma sentença não é para levar à letra, em leitura fundamentalista.
Desta vez diz-nos que a Vingança, assim como as pequeninas vinganças de que nos servimos, por vezes, não fazem qualquer sentido.
“Não nos vingarmos” é a nossa resposta passiva. Mas Cristo pede-nos uma resposta activa – “dar a outra face”, isto é, tomar posição, mas numa atitude de paz para com quem nos ofendeu.
- Que poderá significar “dar a outra face” quando alguém nos calunia e essa calúnia passa de boca em boca, acabando com o nosso bom-nome e expondo-nos a julgamento público?
- Que poderá significar “dar a outra face” quando alguém, sem repeito por regras ou códigos, provoca um acidente e um nosso querido morre ou fica deficiente?
- Que poderá significar “dar a outra face” quando o nosso patrão nos trtata com injustiça?
Só tendo sentido sobre nós o olhar de perdão e misericórdia de Deus, podemos usar de misericórdia.
Mas, atenção! Deus quer que sejamos santos, não que sejamos cobardes ou lorpas. “O homem que se não revolta não cria” (Torga).

beijos e abraços