quarta-feira, 13 de junho de 2007

Santo António

E porque hoje é o seu dia....

Imagem de Santo António.
Museu Militar do Buçaco, Buçaco, Portugal

Nasceu em Lisboa (Portugal) no final do século XII. Foi recebido entre os Cónegos Regulares de S. Agostinho e pouco depois da sua ordenação sacerdotal ingressou na Ordem dos Frades Menores com a intenção de se dedicar à propagação da fé entre os povos da África. Mas foi na França e na Itália que ele exerceu com grande fruto o ministério da pregação e converteu muitos hereges. Foi o primeiro professor de teologia na sua Ordem. Escreveu vários sermões, cheios de doutrina e de unção espiritual. Morreu em Pádua no ano 1231.

Dos Sermões de Santo António de Lisboa, presbítero(I, 226) (Sec. XIII)

A linguagem é viva, quando falam as obras.Quem está cheio do Espírito Santo fala várias línguas. As várias línguas são os vários testemunhos sobre Cristo, como a humildade, a pobreza, a paciência e a obediência; falamo-las, quando mostramos aos outros estas virtudes na nossa vida. A linguagem é viva, quando falam as obras. Cessem, portanto, as palavras e falem as obras. De palavras estamos cheios, mas de obras vazios; por este motivo nos amaldiçoa o Senhor, como amaldiçoou a figueira em que não encontrou fruto, mas somente folhas. Diz São Gregório: «Há uma norma para o pregador: que faça aquilo que prega». Em vão pregará os ensinamentos da lei, se destrói a doutrina com as obras.Mas os Apóstolos falavam conforme a linguagem que o Espírito Santo lhes concedia. Feliz de quem fala conforme o Espírito Santo lhe inspira e não conforme o que lhe parece!Há alguns que falam movidos pelo próprio espírito e, usando as palavras dos outros, apresentam-nas como próprias, atribuindo-as a si mesmos. Desses e de outros como eles, fala o Senhor pelo profeta Jeremias: Eis-Me contra os profetas que roubam uns aos outros as minhas palavras. Eis-Me contra os profetas, oráculo do Senhor, que forjam a sua linguagem para proferir oráculos. Eis-Me contra os profetas que profetizam sonhos mentirosos – oráculo do Senhor – e, contando-os, seduzem o povo com mentiras e jactância, não os tendo Eu enviado nem dado ordem alguma a esses que não são de nenhuma utilidade para este povo – oráculo do Senhor.Falemos, por conseguinte, conforme a linguagem que o Espírito Santo nos conceder; e peçamos-lhe, humilde e devotamente, que derrame sobre nós a sua graça, para que possamos celebrar o dia de Pentecostes com a perfeição dos cinco sentidos e a observância do decálogo, nos reanimemos com o forte vento da contrição e nos inflamemos com essas línguas de fogo que são os louvores de Deus, a fim de que, inflamados e iluminados nos esplendores da santidade, mereçamos ver a Deus trino e uno.

5 comentários:

sonia farmaceutica disse...

Hoje celebra-se um santo especial, um santo português. Por acaso, já me tenho equacionado porque é que a maior parte das pessoas só conhece Santo António como um santo popular, que inspira quadras e marchas, e um santo casamenteiro. Quem se terá lembrado de tal coisa? Poucas pessoas conhecerão as capacidades pregatórias do S. António como tão bem exemplifica este excerto. António de Lisboa foi um homem inteligente, culto e instruido, provavelmente muito à frente do seu tempo. Em vez de olharmos para estes aspectos e o tomarmos como exemplo de que também se pode conhecer Deus através da inteligência, olhamos para um S. António casamenteiro. De certeza que o Santo não deve ter tido estas preocupações, lol.

Com amizade

figlo disse...

São de talmodo acutilantes os sermões de sto António que ninguém pode dizer placidamente "isto não é para mim".
"quem distribui fielmente o pão e a Palavra de Deus e não deixa de testemunhar a verdade, será abençoado.
Quantos são hoje os homens esplêndidos nas palavras, mas leprosos com os factos"
Isto dizia ele no século XIII.
Se calhar pregou mesmo só aos peixes...

beijos e abraços

Elsa Sequeira disse...

Bem, bem!!
Santo António foi um homem exemplar,que neste seu dia ele interceda por todos nós!!!


E...eu estou aki...digo lá!!!


Bigado pla força!!!!
beijinhos!!!

Marta disse...

Cá estou eu, a visitar o cimo da montanha... a vista é bela... e aprendi um pouco sobre Santo António. Confesso aqui, que só conhecia a faceta de santo popular e casamenteiro!

bj

Alexandra disse...

É sempre bom sabermos um pouco sobre a história dos nossos santos...vim receber um pouco desta paz...