sábado, 12 de maio de 2007

Peregrinação - Dia 7 - Em Fátima - Dia 1 ...


Em Fátima respira-se Paz, Oração, Fé e muito Amor, é sempre assim, o ano inteiro, mas todos esses sentimentos tornam-se mais intensos nesta época rainha do Ano!


Pois, ontem com as emoções no auge, acabei por perder o contacto do final do dia com o nosso Pe.CL, que ficou mesmo em silêncio, Oração e repouso merecido!
Mas, hoje pela manhã, voltou, e ia relatando os acontecimentos do dia anterior enquanto tomava o pequeno almoço com os colegas de caminhada...


Chegaram a Santa Catarina da Serra cerca das 12:30, onde almoçaram.
Após o almoço, não partiram logo, seguiu-se um período de pausa, de descanso, de equilíbrio de emoções, queriam chegar, mas que chegassem fortes e não fragilizados pelo cansaço...esta atitude fez-me lembrar a frase do filósofo...”Devagar que tenho pressa...”...e como lhes fez bem esta pausa!
Saíram então de Santa Catarina da Serra pelas 17:00 h...faltava apenas 7 km’s..
O Momento esperado aproximava-se...



E pelas 18 horas chegaram então ao Santuário, entrando pela Cruz Alta...e os corações transbordaram, e as lágrimas foram muitas, muitas, relatadas na primeira pessoa pelo nossa Pe.CL...tinham chegado...a Fátima!
A Mãe esperava-os, com o seu olhar de Mãe!!

Ficaram instalados, os homens no - Centro Pão da Vida -, pela primeira vez ao fim de uma semana iam dormir sem compromisso de se levantarem de madrugada no dia seguinte...que repouso merecido!!

E as senhoras tiveram acolhimento no Centro Paulo VI, mas antes do descanso, reuniram-se todos para jantar.
O Pe.Cl aproveitou para me informar que na Quarta-feira, recebeu um presente
Do Grupo do Centro Maria de Nazaré de Valadares!
Nada mais nada menos que um Chapéu de palha! E que jeito deve Ter dado, com todo este sol!!!


Pois, ao fim de uma semana, deixei-me envolver pela amizade desta gente transmontana, e quando o Pe.CL, referia o António Gomes, a Carminda, a Lucília, eu lá ia dizendo... “Ah! Esses já os conheço!!”...conhecia-os porque sabia o nome deles, e eles parece também que já me conhecem...porque o Pe.Cl, lá ia dizendo...”estavamos agora a falar de ti...”, por isso para ficar a conhece-los, marquei trabalhos de casa ao Pe.Cl...que acham??
E ele fez os trabalhos rapidinho...

E deu-me os nomes dos nossos amigos peregrinos:

Alzira Pinto
Cristina Pinto
Pe.CL
Manuel Teixeira
Jorge Ferreiro
Rogério Venâncio
António Preto
António Gomes
Carminda
Lucília Tavares
Armandina
Maria Esteves
Vera Vilares
Nuno Fonseca
António Fonseca
Fátima Carneiro
Julia Dias
Andrea Silva
Fátima
Amélia (que por motivos de saúde teve que desistir)

O Motorista - Paulo Tomé
Socorristas - Marco, Carla, Sabino, Roque, Teodoro (que os acompanhavam em Sistema rotativo, dois por dia)

Pois para todos aqui fica todo o meu carinho real não virtual, para vós protagonistas desta aventura de fé, de caminho, de amor, que se alargou a este mundo virtual, mas que ainda assim nos aproximou a todos e nos fez caminhar convosco!

Nota - Isto não é o elenco do fim do filme... de despedida... Não! Vou continuar convosco!! Ainda há tanta reportagem para fazer... è apenas um gesto de amizade!







14:30 - O nosso grupo iria participar na Via Sacra nos Valinhos, momento de Oração, sempre esperado.

Para o António Gomes e o Rogério Venâncio, chegou a hora de partirem para as suas terras, para as sua famílias, despediram-se e partiram, levando todas estas vivências no seu coração, para eles um Até já!!! Fico á vossa espera aqui na Montanha!



Na noite de 11 de Maio o nosso grupo de peregrinos participou na recitação do Terço e na Procissão das velas!
Mais uma noite chegava ao fim...
Amanhã, será mais um dia em Fátima, estão ali, para estar aos Pés da Mãe, para Orar, para viver estes três dias com todo o amor e entrega, depois da longa caminhada, chegou agora o tempo de repousar nos Braços Amorosos da Mãe!


O meu momento de Oração que habitualmente vos deixo, neste dia vai para Jesus e Maria sorri...
È um poema meu, que vos deixo...



Jesus!

Tu que és o Deus da Vida,
E nos deste o Dom da Vida,
Sabemos que não queres
Que ela seja vivida,
De qualquer modo,
De um modo fútil,
De lágrimas nos olhos,
de coração contrito...

Queres habitar em nós,
E fazer do nosso coração
a tua morada,
e da nossa vida, tantas vezes sem sentido
uma festa...mas, não uma festa qualquer,
queres o nosso sorriso,
queres a paz para os nossos corações
que vejamos tudo e todos com os Teus olhos,
mas, para isso, temos que nos abandonar a Ti,
temos que mudar, tudo em nós,
porque somos pequeninos demais,
mas Tu acreditas em nós,
por isso não desistes
e continuas a chamar-nos,
a enviar-nos o convite,
para a festa,
e nós aqui estamos...
Queremos esvaziar-nos de nós
Para nos enchermos de Ti
E assim podermos encontrar
O sentido da felicidade, da paz,
Da alegria e do amor,
Que são o único sentido da Vida,
De uma Vida com sentido!

Amen
elsa sekeira

**
Amanhã novo dia se levanta, e já há programa para os nossos Peregrinos, mas fica para desvendar amanhã!!


8 comentários:

pe.cl disse...

Querido reporter peregrino desculpa voltar a entrar pela porta das traseiras, já sabes como eu sou, eheheheh...
Fico feliz pelo excelente trabalho realizado por ti em minha casa, foram uns dias lindos com umas obras dignas do melhor construtor civil, ihihihi...
Está ao meu lado a rir-se de comamdo na mão no modo "mute" a Maria Esteves, companheira de guerra está toda empolgada com a ideia de regressar para o ano, ainda quase agora dizia "é só marcar as férias", este bichinho quando morde é a sério, é pior que o virus da gripe.
Beijinhos no coração, áté depois.

reporter peregrino disse...

Querido Pcl!!!
Pois entra, entra a casa e tua!!
Ai! Que saudades do comando na mão!!
ahahahahah!!!
Ai, Ai! Essas obras do melhor construtor cívil...pois, talvez, tenha sido, mas não eu...foi Ele de certeza!!!


Beijinhos no teu coração!!
E também para todos os companheiros de jornada!!

Cátia disse...

Querido PCL,

Fico feliz por teres sido tão bem acolhida por nossa Mãe. Estou certa que Ela deu-te todo o carinho merecido, que te recebeu de braços abertos. Desfruta todos os momentos... nós que estivemos sempre contigo, continuaremos...

Beijinhos

ps- Quanto ao reporter, sempre no seu melhor ao longo de todos estes dias

Teresa Calcao disse...

Continuo convosco.......vou tentar seguir a transmissao em directo das ceremonias de Fatima aqui num canal catolico americano ,mas acho que e possivel faze-lo tambem atras da net.....
Paz nos vossos coracoes e um beijinho grande para todos vos.

Unknown disse...

Pois, ca estou eu a tentar de novo comentar este blog....e Gostaria de salientar que embora tenha sido a segunda vez que rumei ao santuario da Nossa Mãe, desta vez foi diferente no bom sentido, foi uma viagem o qual não esquecerei e tentarei voltar a repetir, assim gostaria de dar os meus agradecimentos ao Sr.pe.cl, como a todos os elementos que constituiram um grupo verdadeiro cheio de amor e sentido de partilha.... Obrigado a todos e espero um almoço ou jantar de confraternização para breve....

Unknown disse...

esqueci-me de assinar:
Antonio Gomes

reporter peregrino disse...

António!!!
Sê bem vindo aqui á nossa montanha!! Sente-te em casa, porque eu já me instalei por cá!ahahah!!
E Venha então esse almoço ou jantar, apesar de estar longe, vamos ver o que se consegue arranjar! Afinal Fa´tima ainda é mais longe...

Elsa Sequeira disse...

Pcl!!!
estou sempre por cá!
A peregrinar contigo!!!

beijinhos no teu coração lindo!!!
:)