sexta-feira, 13 de julho de 2007

NÃO SE APRENDE

Não se aprende grande coisa com a idade.
Talvez a ser simples,
a escrever com menos adjectivos.
Demoro-me a escutar um rumor.
Pode ser prelúdio tímido ainda
do cantar dum pássaro, uma gota
de água na torneira mal fechada,
a anunciação do tão amado
aroma dos primeiros lilazes.
Seja o que for, é o que me retém
aqui, me sustenta, impede de ser
uma qualquer vibração de cal,
simples acorde solar, um nó
de luz negra prestes a explodir.
Eugénio de Andrade, Poesia.

4 comentários:

Anónimo disse...

Gosto do poema, soa-me bem... mas não concordo que não se aprende grande coisa com a idade. Que mais não seja, aprende-se a ouvir... tal como diz o poema. Isso por si só, parece-me uma enorme sabedoria!

(eu com os meus 18 aninhos, hahaha, já começo a aprender qq coisa :D )

Bom fds.

Beijinhos.

DairHilail disse...

aprende-se sempre...aprende-se a viver o que é basatnte dificil...

figlo disse...

Olá se Aprende!Mas que a idade não nos envelheça!...

Passem-se dias, horas, meses, anos
Amadureçam as ilusões da vida
Prossiga ela sempre dividida
Entre compensações e desenganos.

Faça-se a carna mais envelhecida
Diminuam os bens, cresçam os danos
Vença o ideal de andar caminhos planos
Melhor que levar tudo de vencida.

Queira-se antes ventura que aventura
À medida que a têmpora embranquece
E fica tenra a fibra que era dura.

E eu te direi:amigo meu, esquece...
Que grande é este aomr meu de criatura
Que vê envelhecer e não envelhece.
Vinicios de Moraes

Catequista disse...

Na vida está-se sempre a aprender, uns com os outros...
Um abraço