domingo, 29 de julho de 2007

Abba, Papá


"Mestre ensina-nos a orar. Quando rezardes dizei assim: «Pai Nosso»"



Pai Nosso... que Vos dais como o maior dos Dons


Que estais nos céus... e no entanto tão próximo de nós que nos hatitais


Santificado seja o Vosso nome... porque pelo Vosso nome nos Salvais


Venha a nós o Vosso reino... reino de amor, de justiça e de paz


Seja feita a Vossa vontade... e não os nossos desejos


Assim na terra como no céu... onde miríades de anjos vos louvam sem cessar


O pão nosso de cada dia nos dai hoje... o pão das nossas necessidades e não das nossas ambições


Perdoai-nos as nossas ofensas... a nossa infidelidade ao Vosso amor gratuito


Assim como nós perdoamos... ajudai-nos a perdoar verdadeiramente


A quem nos tem ofendido... porque imensamente maiores são as ofensas que nos perdoais


E não nos deixeis cair en tentação... particularmente na tentação de julgar


Mas livrai-nos do mal... da maldade que por vezes invade o nosso coração.

4 comentários:

figlo disse...

Pai Nosso...
...e tudo "começa quando eu, perdido em tergiversões deste mundo, sou encontrado por Deus Outro, e caio maravilhado, com o rosto por terra e entre as mãos.
Ele se entrega a mim. É entregando-se a mim que me entrega a mim e me entrega todos e tudo como uma dádiva, e eu o acolho, acolhendo-me e aceitando-me a mim mesmo como uma dádiva, e me compreendo a mim
mesmo como uma dádiva d' Ele que
eu sou.
Entregando-se a mim Deus institui a minha liberdade. Não se apodera de mim, não me suga, não me subjuga.
No fundo somos uma dádiva: dada, recebida, correspondida-obedecida."
(António Couto in " Pentateuco ")
(o nosso irmão bispo auxiliar de Braga
Esta é a festa do nosso amor de irmãos, filhos do mesmo Pai!

Para todos um domingo de Sol!

Anónimo disse...

A ousadia de dizer "Pai nosso" e não "Pai meu" projecta-me para uma vida num mundo só de irmãos, em que nenhum deles tenha nada contra mim. Implica uma revolução na minha vida no sentido de tornar o meu coração puro, fraterno e filial, para que possa ser embalado nos braços de um Pai que me ama enternecidamente e me sorri .

Anónimo disse...

Pe Cl. ...


Como acho linda a oração que Jesus nos ensinou.
Como Ela é totalmente coerente com Seus ensinamentos e Sua vivência aqui na Terra!
Pe Cl ... Eu acho que o "Pai Nosso" deve ser declamado pausadamente, sempre que for orado.
Sinto no "Pai Nosso", uma espécie de resumo do Evangelho.
Uma declaração de amor a Deus. Da nossa dependência a Ele.
E uma declaração de amor ao nosso semelhante. "Perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido". Sinto como se estivéssemos dizendo: me ame como amo meu semelhante.
Lindo o post de hoje!

Que Deus continue nos abençoando a todos.
Uma amiga do Brasil.

Anónimo disse...

Não pensei comentar mais nenhum post sem ser o recente, pq o tempo é realmente pouco, mas este...
Sempre que rezo, faço-o desta forma, quase um diálogo... fico sempre na duvida se o farei bem ou mal, sempre na duvida se estarei a ser demasiado "amiga" e pouco "adoradora"... mas faço-o como o sinto...
Adorei!

Beijinhos