domingo, 5 de agosto de 2007

Uma Linda mensagem de Amor!


Esta é uma história veridica narrada por John Powel Sj, Professor de teologia da Fé, de Loyola UniversitY de Chicago, EUA.


"Um dia, há muitos anos atrás, eu estáva de pé na porta da sala, esperando meus alunos entrarem para nosso primeiro dia de aulas do semestre; foi aí que vi Tom pela primeira vez, não consegui evitar que meus olhos piscassem de espanto...


Ele estava penteando seus cabelos longos e muito louros, que batiam uns 20 cm abaixo dos ombros. eu nunca vira un rapaz com cabelos tão longos, acho que a moda estava apenas a começar. Mesmo sabendo que o que importa não é o que está fora, mas o que vai dentro, mas naquele dia eu fiquei um pouco chocado. Imediatamente classifiquei Tom com um "E" de estranho...muito estranho!


Tommy acabou por se revelar o "ateísta de plantão" do meu curso de teologia da fé. Constantemente fazia objecções ou questionava sobre a possibilidade de existir um Deus-pai que nos amasse incondicionalmente.Convivemos em relativa paz durante o semestre, embora eu tenha que admitir qu às vezes ele era bastante incómodo.


No fim do curso, ele aproximou-se e perguntou-me num tom ligeiramente irónico:- O senhor acredita mesmo que eu vá encontrar deus algum dia?resolvi utilizar uma terapia de choque:-


Não! Eu não acredito! respondi!- Ah! Pensei que era este o produto que tentou vender-nos nos últimos meses.Eu deixei que ele se afastasse um pouco e falei bem alto:- eu não acredito que tu consigas encontrar Deus, mas tenho absoluta certezam que Ele te encontrará um dia!Tom deu de ombros e foi embora, da minha sala e da minha vida.


Passado algum tempo, soube que Tommy se tinha formado e em seguida, recebi uma notícia triste...- ele estáva com um cancro em fase terminal. E antes de eu ir ter com ele, foi ele que veio ter comigo.Quando entrou na minha sala percebi que o seu físico tinha sido devastado pela doença e que os seus longos cabelos já não existiam devido à quimioterapia. Mas...seus olhos estávam brilhantes e a sua voz era firme, bem diferente daquele garoto que conheci.- Tommy, tenho pensado em ti, ouvi dizer que estás doente...- Ah!`´E verdade, estou seriamente doente, tenho cancro nos dois pulmões, é uma questão de semanas...-


E consegues falar sobre o assunto?- Claro! O que o senhor gostaria de saber?- Como é ter apenas 24 anos e saber que se está morrendo?- Acho que poderia ser bem pior.- Como assim?Tom continuou: - Eu perguntei-lhe se o senhor acreditava que eu encontraria Deus algum dia, e o senhor respondeu - Não! - o que me surpreendeu, e em seguida disse: - "Mas, Ele va encontrar-te!" - Eu fiquei uns tempos a pensar na frase, embora na época não estivesse muito interessado no assunto...mas quando os médicos removeram um nódulo da minha virilha e me disseram que se tratava de um tumor maligno comecei a pensar com maos serenidade sobre a ideia de procurar Deus; e quando a doença se espalhou por outros orgãos eu comecei realmente a dar murros desesperados nas portas de bronze do paraiso...mas, Deus não apareceu...


Um dia...ao invés de continuar atirado apelos para cima do muro alto atrás de onde deus poderia estar...ou não... eu desisti, simplesmente, e decidi utilizar o tempo que me restava fazendo alguma coisa mais proveitosa.pensi no senhor e nas suas aulas e lembrei-me de uma coisa que tinha dito:
" A tristeza mais profunda, sem remédio, é passar pela vida sem amar, mas é quase tão triste passar pela vida e deixar este mundo sem jamais ter dito às pessoas queridas o quanto as amamos"
Então resolvi começar pela pessoa mais dificil, o meu pai, e foi dificil mesmo dizer:
- Pai...eu te amo muito! Só queria que soubesses isso!
E o meu pai fez duas coisas que eu nunca tinha visto ele fazer...ele chorou e abraçou-me! Foi bom tudo isto e ouvi-lo dizer que também me amava! Foi uma emoção indiscritivel. Com a minha mãe e o meu irmão mais novo foi mais fácil, eles também choraram e abraçamo-nos, falámos de coisas importantes! Tudo isto fo muito bom, só lamentei uma coisa...que eu tivesse desperdiçado tanto tempo e me tivesse privado de momentos tão especiais...


Então, um dia eu olhei e lá estáva Ele. Deus não veio ao meu encontro quando Lhe implorei, Deus age a Seu modo e a Seu tempo, mas o que importa é que Ele estáva lá.
Deus encontrou-me mesmo depois de eu ter desistido de procurar por Ele!
- Tommy! - Eu disse bastante comovido, o que estás a dizer é muito mais importante e universal do que podes imaginar...porque a maneira como tu encontraste Deus, é deveras reveladora! A maneira certa, não é fazendo D'Ele um bem pessoal, uma solução para os nossos problemas, ou um consolo em tempos dificeis, mas sim, se tornando disponivel para o verdadeiro Amor!
"Deus é amor e aquele que vive no amor, vive com Deus e Deus vive com Ele" - S.João

Tom ia testemunhar a sua Linda Mensagem...mas, foi chamado, e partiu...
Antes de morrer, ainda conversamos uma vez, estáva já muito fráil, e pediu-me para eu contar a sua história ao mundo inteiro...é isso que estou a fazer!
Obrigado por lerem esta Declaração de Amor tão sincero!
"Os amigos são o meio pelo qual Deus gosta de cuidar de nós!
Que falemos para as pessoas que amamos:
Eu te Amo!!"
John Powell
****

11 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Pcl!
Deixei-te um abraço no meu cantinho!!

beijinhos!!!

Cátia disse...

Olá Querida, Olá PCL,

Esta historia é realmente incrivel... às vezes é preciso algo fazer-nos parar, para que possamos compreender a imensidão que é Deus. Ele estará sempre connosco, encontrar-nos-á...

Gostei muito de ler...
Beijinhos grandes

figlo disse...

Na verdade é sempre Ele que nos encontra, é Ele que vem, é Ele que nos chama.
E é Ele que fica no meio de nós sempre que a dois ou a muitos vivermos o Amor. Aí está Ele!!!
beijos e boas férias para os felizardos que já estãoa usufruir delas.

Cristina disse...

É realmente um testemunho impressionante: o Amor no seu estado mais puro!

Um beijinho! Boa semana!

Anónimo disse...

Pe. Cl...


Comovente o texto.
Mas acho muito triste quando chegamos até Deus só pela dor.
É tão mais prazeroso quando o fazemos pelo amor...


Beijinhos no coração.
Uma amiga do Brasil.

Lia disse...

Engraçado como as coisas mais simples são aquelas que mais nos custam fazer...

Um beijo

Anónimo disse...

com muito agrado, mas tambem com um pedido de desculpas pelo facto de estar tanto tempo sem dar noticias, venho ler algumas palavras de conforto no nosso cantinho.... PCL, deixo aqui um abraço de um colega de caminhada/peregrinação
Antonio Gomes

Elsa Sequeira disse...

Pcl!!!

Que saudades tuas, espero que tenho corrido tudo bem!!!
Vê se dás noticias!!!
Entretanto...
Voltei!!!!
O meu coração espera lá por ti!!!

Beijinhos!!!

Anónimo disse...

Gostei muito de ler...

Beijinhos

erute disse...

Li este livro e mais alguns deste autor, são lindissimos...
Mas reler esta história de vida de Amor agora neste momento foi ainda melhor...

Por vezes, necessitemos que nos coloquem estas lições de vida para não nos esqueçamos de continuar a lutar.

Peste disse...

é... bastante comovente mesmo...

e é verdade... passamos a vida responsabilizando tudo e todos pelo mal q nos sucede... e não hesitamos em chamar e procurar Deus para que nos resolva as dores.

ele não é a solução para a desgraça, ele é o braço que nos acolhe para chorar, e o peito q nos ama e perdoa.