quinta-feira, 16 de agosto de 2007

O Pequeno José

Depois de alguma ausência eis que regresso, regresso de mansinho porque ainda não me refiz de todo, estive ausente deste nosso cantinho mas ocupado com as lides de um pároco de aldeia cujos emigrantes chegaram de férias com muito trabalho e muita urgência.

O post que hoje publico é da autoria de uma amiga que granjeie por estas bandas, a MARTA, ela escreve de forma soberba coisas que me têm feito refletir, com a devida autorização passo a postar este belo texto, longo mas saboroso, espero que vos delicieis com a leitura e procureis fazer o mesmo que ela.

"Hoje, regresso para vos contar a estória do pequeno José. Uma estória, que é a história de tantos meninos e meninas!O nosso herói, sim, porque é de heróis que falamos hoje. Não desses que se armam, mas dos que o são sem saber… mas continuemos, o nosso herói nasceu em Moçambique, em Chigamane, em 2001. A guerra civil terminara quase há 10 anos, mas as marcas continuavam e continuam ainda hoje por lá. O José nasceu num país com uma beleza fascinante, mas de uma dureza atroz. Um país onde é necessário percorrer quilómetros, para ter acesso a um pouco de água, um país onde quase 40% da população vive com menos de um dólar por dia, um país onde cada criança que nasce têm uma esperança média de vida de 38 anos. Não me enganei, são mesmo 38 anos, quantos de nós já atingimos essa idade, ou estamos prestes a fazê-lo… e estamos ainda a construir as nossas vidas, a iniciar as nossas famílias. Para o pequeno José, o tempo corre num ritmo diferente!A família que o gerou, é humilde, a mãe, trabalha a horta, caminha 2 horas por poucos litros de água, que carrega nas costas e o pai, procura trabalho, um trabalho que não encontra. As preocupações são as mais básicas e mais legitimas, um prato de comida, uma refeição quente… nem sempre o pequeno José têm esse luxo. Não frequenta a escola, que poderia determinar um futuro diferente… os pais não têm como pagar o material escolar… as roupas são as de sempre, os sapatos… são a pele seca revestida a pó…Mas o José têm uns olhos lindos que abraçam o mundo, um sorriso rasgado, de quem acredita, de quem é feliz… sou incapaz de entender, sou demasiado pequena… o José é feliz, com a simples graça de mais um dia o sol subir alto e brilhar, o José é feliz por sonhar abraçado à lua, que entra pelo telhado tosco da sua palhota e lhe vela o sono… o José sonha, porque os sonhos são de quem têm capacidade de sonhar…O José precisa de pouco, quase nada…

Eu decidi, que vou partilhar com um “José” pouco mais do que o valor de um jantar por mês. Esse pouco, quase nada, irá mudar a sua vida… irá garantir uma alimentação correcta, irá permitir que tenha acesso ao mínimo em termos de cuidados de saúde, irá dar-lhe uma educação de base, irá ensinar ao “José” uma profissão, irá permitir um futuro melhor!Chega de alimentar a miséria… está na hora de começarmos a combater o mal pela raiz, está na hora de começarmos a ensinar a quem quer aprender a subsistir sozinho! Os pequenos “Josés” não querem viver de esmolas, querem ter formação, querem aprender um oficio, querem uma vida simples, mas digna, querem uma oportunidade!Eu tive essa oportunidade, vocês que aqui me lêem tiveram-na… tentemos partilhar com outros a sorte que nos coube!


Deixo-vos o link da
CCS Portugal. Visitem o site, vejam como não é difícil ajudar. Sei que as nossas vidas não são fáceis, sei por mim própria que nem sempre é possível fazer muito, nesse caso divulguem esta associação, esta ou outras, estes espaços que temos, têm porta directa para o mundo, usemo-la!"

Post da autoria de Marta

5 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Fiquwi fascinada!

beijinhos pcl!!!

Cátia disse...

Querido PCL,

A Marta escreve muito bem sim, é uma pessoa que eu adoro muito, como sabes. Dei a conhecer (novamnete) em Julho esta associação no meu ticho, e a Marta tocou-se com ela... Agora decidiu apadrinhar um "José". Fiquei tão tão feliz... Eu propria tambem o farei, não tinha tido hipotese / condições para o fazer ate agora. Depois do gesto da Marta, acordei que o faria na mesma altura que ela.

Obrigada por divulgares tambem aqui esta associação. Quanto maior for a divulgação, mais hipoteses há de haver apadrinhamentos...

Que tenhamos consciencia que POR O PREÇO DE QUASE NADA, podemos dar uma pensão completa a um "José"...

DESAFIO-VOS A AJUDAR...
Beijinhos

um irmão. disse...

venho ler-vos, embora em silêncio vou orando pelo vosso caminho... também havia-mos decidido na Fraternidade que tudo o que fosse para lá das necessidades básicas da Fraternidade, seria para dar aos que precisam… existe um sacerdote que foi meu colega de infância, e que é Missionário em Moçambique, por várias vezes me convidou a ir trabalhar no projecto dele, 200 órfãos de guerra sem o mínimo para viverem…ele soube que estive vários anos como director de uma casa de órfãos tb e tantas vezes que me telefonou..na altura n fui porque havia assumido este projecto da fraternidade.. mas sempre que tivermos, mandaremos para ali, pelo menos queremos acabar com os baldes onde ainda se lavam as crianças… e se um dia o Senhor nos mandar irmãos, iremos alguns para ali pelo menos por um ano, cada irmão irá ali, para exercitar o espírito e o amor missionário e ajudar a construir estruturas básicas ali e ajudar a formar homens..tantos Josés..tantos meu Deus…

Anónimo disse...

OBRIGADA!

É para mim uma honra ver por aqui o meu texto!
Fico muito contente por sentir que consegui passar a mensagem a alguns dos que o leram.
Obrigada mais uma vez, por mim, e pelo que a divulgação pode fazer... foi através de uma divulgação que conheci a associação e me decidi... ficaria imensamente feliz, se através deste texto alguém se entusiasmasse um pouco, visitasse o site e quem sabe, daqui a pouco tempo, apadrinhasse um destes "Josés"!

Um beijinho!

Mara disse...

Pe. Cl...


Muito comovente o texto postado.
Quantos pobres na vida, mas ricos de Deus...
Que lição de VIDA, Pe. Cl.
Obrigada pela partilha do texto.
Esta Marta pratica o que Maria aprendeu com Cristo.


Abraços com amor fraterno.
Uma amiga do Brasil.