terça-feira, 21 de agosto de 2007

São Pio X

São Pio X


São Pio X, nascido Giuseppe Melchiorre Sarto, (Riese, 2 de Junho de 1835 — Roma, 20 de Agosto de 1914). Foi Papa de 4 de Agosto de 1903 até a data da sua morte. Conhecido como o "Papa da Eucaristia".


Era o segundo de dez filhos de uma família rural da província de Treviso. Ordenado em 1858, estudou direito canónico e a obra de São Tomás de Aquino. Em 10 de Novembro de 1884 foi elevado a Bispo de Mântua, e em 1896 a Patriarca de Veneza sendo eleito Papa em 4 de Agosto de 1903 com 55 dos 60 votos possíveis no conclave.


Governou a Igreja Católica com mão firme numa época em que esta enfrentava um laicismo muito forte e diversas tendências do modernismo, encarado como a síntese de todas as heresias nos campos dos estudos bíblicos e teologia. São Pio X introduziu grandes reformas na liturgia, sempre num sentido tradicional e facilitou a participação popular na Eucaristia. Permitiu a prática da comunhão frequente e fomentou o acesso das crianças à Eucaristia quando da chegada à chamada idade da razão. Promoveu ainda o estudo do catecismo e o canto gregoriano. Criou a Pontifícia Comissão Bíblica e colocou as bases do Código de Direito Canónico, promulgado em 1917 após a sua morte. Publicou 16 encíclicas.


Na lápide do seu túmulo na Basílica de São Pedro no Vaticano, lê-se: A sua tiara era formada por três coroas: pobreza, humildade e bondade.


Foi beatificado em 1951 e canonizado em 3 de Setembro de 1954 por Pio XII. A Igreja celebra a sua memória litúrgica no dia 21 de Agosto. O seu lema era "Renovar todas as coisas em Cristo". É o patrono dos peregrinos enfermos.


Curiosidade: foi o terceiro Papa a falecer no dia 20 de Agosto. Os outros dois são: Papa João XIV (984) e o Papa VII 1823.
In Wikipédia

1 comentário:

Elsa Sequeira disse...

Pcl!!!
convido-te a - JUNTAR AS TUAS MÃOS...POR UMA CAUSA! Vem colaborar!

beijinhos!