quinta-feira, 24 de abril de 2008

O Casebre 2

Após muitas tentativas frustradas de fuga ao olhar atento dos progenitores eis que era chegado o momento esperado e desejado, era esse o dia ideal para escalar a montanha e perscrutar os segredos que se escondiam para lá da amurada da cerca e no interior do casebre… seria no dia de São Sebastião, dia em que tudo se perdoava até as aventuras e devaneios da canalha. Pois claro nesse dia é que haveria de ser… custava ainda mais a demora da chegada do dia, contavam-se primeiro os dias:

- Já só faltam oito dias – dizia o manel, de faces coradinhas, o mais traquina e ladino de todos.

- Pois mas ainda são oito dias – dizia o luís, impaciente mas sempre bem comportado, pelo menos era o que toda a gente dizia, contudo pela calada e a coberto deste reconhecimento público da sua virtude de quando em vez lá urdia os seus planos e realizava as suas partidas.

- Então só são oito dias, para quem esperou tanto tempo oito dias passam rápido – replicava em tom solene e conciliador o Carlitos.

E logo todos em coro repetiram - claro é rápido que chega esse dia verás luís, mas tem cuidado não vás com a tua impaciência deitar tudo a perder, tu vê lá se eles descobrem o plano nunca mais nos dão rédea larga.

Estava definido o dia e a forma de fugir aproveitando a liberdade que a festa da aldeia lhes dava, parece que até o Santo os queria ajudar. A partir daquele momento era ver a criançada alegre e obediente até os pais estavam admirados.

Os dias foram-se passando… na noite da véspera de 20 de Janeiro depois da procissão de penitência todos os miúdos se recolheram na esperança de que por se deitarem mais cedo a noite passasse mais depressa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Soube-me a pouco!
Eu sou parecida com o Luís, impaciente, queria saber o que há no casebre... mas parece que terei que esperar mais um pouco...

"todos os miúdos se recolheram na esperança de que por se deitarem mais cedo a noite passasse mais depressa." - será que resulta?

Gostei da continuação do conto.

Beijinhos!

Elsa Sequeira disse...

Felizz dia da Mãe pa tiiiiiiiiiii!!
Que a Mãe continue a cuidar-te muitoooo!!!

bjtsss no teu coração lindo


(Ai ai...tou quase a entrar de serviço...certo???)