"Até que enfim cheguei ao cimo da montanha após uma jornada extensa e fatigante. Passei o olhar em torno e, pronto, o olhar apanha tudo que a vida tem de belo e contrastante. … … Graças vos dou, meu Deus, graças vos dou, Senhor, por sentir que me ergui dos abismos da treva, por sentir mais intensa essa luz que me eleva, suave irradiação do Vosso imenso amor."
sábado, 2 de fevereiro de 2008
APRESENTAÇÃO DO SENHOR
Quarenta dias após o nascimento de Jesus, em obediência à lei de Moisés (Ex. 13, 11-13), Maria leva o Menino ao templo, a fim de ser oferecido ao Senhor. Toda a oferta implica uma renúncia. Por isso, a Apresentação do Senhor não é um mistério gozoso, mas doloroso. Começa, nesse dia, o mistério de sofrimento, que atingirá o seu ponto culminante no Calvário, quando Jesus, que não foi «poupado» pelo Pai, oferecer o Seu Sangue como sinal da nova e definitiva Aliança. Ao oferecer Jesus, Maria oferece-Se também com Ele. Durante toda a vida de Jesus, estará sempre ao lado do Filho, dando a Sua colaboração para a obra da Redenção.O gesto de Maria, que «oferece», traduz-se em gesto litúrgico, quando ao celebrarmos a Eucaristia, oferecemos «os frutos da terra e do trabalho do homem», símbolo da nossa vida.Antes da Missa, está prevista no Missal a procissão das velas, acesas em honra de Cristo que vem como luz das nações, e ao encontro de quem a Igreja caminha guiada já por essa mesma luz.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Também Maria, ao apresentar Menino no Templo, terminava o tempo de "quarentena" a que tinha ficado sujeita, por tradição da cultura ebreia que era a sua.(Toda a mulher parida tinha que se resguardar durante 40 dias, tempo esse que vai de 25 de Dezembro inc. a 2 de Fevereiro inc.).
" fruto da videira e do trabalho do homem..."
"A matéria é santa e digna do seu criador e enobrecida pelo esforço do homem.Na Eucaristia Deus arrisca tudo, divinizando a matéria prima e o trabalho que a transformou. É uma espécie de Incarnação no 2º grau, tão escandalosa para a razão, como a primeira".
Isto disse Henri Fesquet.li-o ontem e achei que vinha a propósito.
dois abraços cheios de saudades.
A festa da Apresentação do Senhor tem uma litúrgia lindissima.
A passagem do Evangelho deste dia fala-nos também da profetisa Ana e de Simeão.
A narração é muito bonita e cheia de significado.
Obrigada por mais estes ensinamentos.
Tinha saudades de passar por aqui.
Obrigada.
Bom passar por aqui. gostei dos ensinamentos.
Paz e bem!
Enviar um comentário