sábado, 2 de fevereiro de 2008

APRESENTAÇÃO DO SENHOR



Quarenta dias após o nascimento de Jesus, em obediência à lei de Moisés (Ex. 13, 11-13), Maria leva o Menino ao templo, a fim de ser oferecido ao Senhor. Toda a oferta implica uma renúncia. Por isso, a Apresentação do Senhor não é um mistério gozoso, mas doloroso. Começa, nesse dia, o mistério de sofrimento, que atingirá o seu ponto culminante no Calvário, quando Jesus, que não foi «poupado» pelo Pai, oferecer o Seu Sangue como sinal da nova e definitiva Aliança. Ao oferecer Jesus, Maria oferece-Se também com Ele. Durante toda a vida de Jesus, estará sempre ao lado do Filho, dando a Sua colaboração para a obra da Redenção.O gesto de Maria, que «oferece», traduz-se em gesto litúrgico, quando ao celebrarmos a Eucaristia, oferecemos «os frutos da terra e do trabalho do homem», símbolo da nossa vida.Antes da Missa, está prevista no Missal a procissão das velas, acesas em honra de Cristo que vem como luz das nações, e ao encontro de quem a Igreja caminha guiada já por essa mesma luz.

4 comentários:

figlo disse...

Também Maria, ao apresentar Menino no Templo, terminava o tempo de "quarentena" a que tinha ficado sujeita, por tradição da cultura ebreia que era a sua.(Toda a mulher parida tinha que se resguardar durante 40 dias, tempo esse que vai de 25 de Dezembro inc. a 2 de Fevereiro inc.).
" fruto da videira e do trabalho do homem..."
"A matéria é santa e digna do seu criador e enobrecida pelo esforço do homem.Na Eucaristia Deus arrisca tudo, divinizando a matéria prima e o trabalho que a transformou. É uma espécie de Incarnação no 2º grau, tão escandalosa para a razão, como a primeira".
Isto disse Henri Fesquet.li-o ontem e achei que vinha a propósito.
dois abraços cheios de saudades.

erute disse...

A festa da Apresentação do Senhor tem uma litúrgia lindissima.
A passagem do Evangelho deste dia fala-nos também da profetisa Ana e de Simeão.
A narração é muito bonita e cheia de significado.

Obrigada por mais estes ensinamentos.

Anónimo disse...

Tinha saudades de passar por aqui.
Obrigada.

Ecclesiae Dei disse...

Bom passar por aqui. gostei dos ensinamentos.
Paz e bem!