quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

SANTO ANTÃO

As tentações de Santo Antão




Este insigne pai do monaquismo nasceu no Egipto cerca do ano 250. Depois da morte de seus pais, distribuiu os seus haveres pelos pobres e retirou-se para o deserto, onde começou a sua vida de penitente. Teve numerosos discípulos e trabalhou em defesa da Igreja, animando os confessores na perseguição de Diocleciano e apoiando S. Atanásio na luta contra os arianos. Morreu no ano 356.

2 comentários:

Anónimo disse...

Confesso a minha total ignorância nestes assuntos... mas gosto de conhecer as histórias.
Duas coisas saltaram-me aos olhos, "distribuiu os seus haveres pelos pobres" e a idade que rondaria os 106 anos. Duas coisas pouco comuns. Quanto à segunda, não sei se será um exemplo, afinal não está ao nosso alcance escolher, ainda que possamos com as nossas escolhas permitir ou não uma vida mais saudavel. A primeira, é um excelente exemplo, nem pedia tanto, bastava que muitos que têm demais partilhassem apenas um pouco com os que têm de menos!

Beijinhos

figlo disse...

Não consigo, porque sou meia cegueta, descortinar neste quadro de Jeronimus Bosch, quais foram as grandes tentações na vida deste santo...mas as minhas , sei quais sõa...e a que mais me aflige é muitas vezes a de des-esperar do amor e a de des-acreditar nas pessoas...
Bjs para ti, amigo e irmão.