terça-feira, 29 de maio de 2007

Recolhimento



Deixa um momento as tuas ocupações habituais, ó homem; entra um instante em ti mesmo, longe do tumulto dos teus pensamentos. Põe de parte os cuidados que te apoquentam e liberta-te agora das inquietações que te absorvem. Entrega-te uns momentos a Deus; descansa por algum tempo em Sua presença. Entra no íntimo da tua alma; remove tudo, excepto Deus e o que te possa ajudar a procurá-Lo. (S. Anselmo, "Proslogion")




É extremamente importante este recolhimento na vida de qualquer pessoa. Por vezes, quando sinto necessidade de me encontrar comigo mesmo retiro-me para o canto do meu silêncio, lugar onde a sós comigo próprio e com Deus reflicto sobre o caminho percorrido e a percorrer.

4 comentários:

figlo disse...

Entrar no nosso quarto.
Entrar no nosso canto...
Escutar...
Esvaziar-nos...
O que nòs descobrimos para deitar fora...
O que nós encontramos, que nem sonhavamos...
Mas como é difícil dispôr-nos a esse "parar", "escutar" no tumulto e na corrida, no contra-relógio dos nossos dias!
Sempre cheios...
Quantas vezes cheios de nada e de coisa nenhuma...
(este texto desperta-os para uma realidade a que muitas vezes fugimos.Obrigada por ele.Abraços)

Anita disse...

Olá boa noite. Mais uma vez venho agradecer a visita e as gentis palavras que deixou no meu cantinho é sempre um prazer recebê-lo por lá.
"Eis que estou à porta e bato..." é assim com Jesus para com cada um de nós que ainda não O aceitou como seu Senhor e Salvador. Eu tenho por hábito de manhã quando o meu marido e os filhos saem de ter um tempo, que eu chamo "tempo a sós com Deus". É realmente uma benção nós podermos ter esse recolhimento com Ele. Falar com Ele como se Ele estivesse ali ao nosso lado fisicamente. É muito bom termos esse tempo a sós.
Muitos beijinhos.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

Elsa Sequeira disse...

Pcl!!
Como tudo isso é importante...
Apesar de muito saltitar...o meu dia tem muitos momentos a sós...
momentos de silêncio, e bem vejo o quanto são importantes.

beijinhos no teu coração lindo!!

Fá menor disse...

Como é importante o silêncio, o recolhimento, o entrar em nós, na nossa consciência!

Pena que nem sempre se está com disposição para isso!
Custa muito ver os "podres" que se vão acumulando, os quais, muitas vezes, não se querem ver por terem, quem sabe, um certo sabor adocicado!

Obrigada por este despertar.

Fa-