quarta-feira, 30 de maio de 2007

História








Os mesmos sofrimentos que hoje suporta o género humano, foram suportados pelos nossos pais; nisto não há diferença. Ou antes: podemos nós afirmar que sofremos tantos e tão grandes males como sofreram eles?





E apesar disso, há muitos que se queixam do seu tempo, como se tivessem sido melhores os tempos antepassados. Porventura não mormurariam igualmente se pudessem viver os tempos dos seus antepassados?





Sempre julgas melhor o passado, simplesmente porque não é o teu(...) Portanto, devemos alegrar-nos com o nosso tempo, em vez de nos queixarmos dele.


(Santo Agostinho, Sermões)

terça-feira, 29 de maio de 2007

Recolhimento



Deixa um momento as tuas ocupações habituais, ó homem; entra um instante em ti mesmo, longe do tumulto dos teus pensamentos. Põe de parte os cuidados que te apoquentam e liberta-te agora das inquietações que te absorvem. Entrega-te uns momentos a Deus; descansa por algum tempo em Sua presença. Entra no íntimo da tua alma; remove tudo, excepto Deus e o que te possa ajudar a procurá-Lo. (S. Anselmo, "Proslogion")




É extremamente importante este recolhimento na vida de qualquer pessoa. Por vezes, quando sinto necessidade de me encontrar comigo mesmo retiro-me para o canto do meu silêncio, lugar onde a sós comigo próprio e com Deus reflicto sobre o caminho percorrido e a percorrer.

Arrisca-te!


"Nem sempre a razão conhece o caminho correcto para a acção.Há momentos em que só saberemos como agir após termos dado um primeiro passo em direção ao desconhecido.
Quando percebemos que a nossa Alma, de algum lugar mais abrangente, consegue ver o mapa de todo o território da nossa vida, deixamos de lado os excessos de intelectualização e a necessidade de estar sempre no controle; desse modo, sentimo-nos mais confiantes e seguros para seguir adiante.
Os espíritos pioneiros sabem o verdadeiro valor de tomar atitudes arrojadas.Faz alguma coisa que te pareça arrojada, isso, de modo algum, quer dizer pôr em risco a tua integridade física.
Não tenhas medo de caminhar em direcção ao desconhecido.Dá o primeiro passo para restabelecer a comunicação positiva num relacionamento.
Arrisque-te a sorrir ou a chorar na hora certa."
"Desconheço autor"

domingo, 27 de maio de 2007

Vem Fogo de Deus!

Cinquenta dias depois...
No segreddo da sala
na segurança das portas,
no gelo dos corações,
explode o AMOR
que é Eterno
e não tem fronteiras...
que é Fogo
e purufica...
que queima
e deixa LUZ...
Chegou o FOGO DE DEUS!
Chegou o Libertador!
No degredo humano,
na fragilidade da vida,
no medo do futuro,
vencerá o AMOR:
que é Força
e faz crescer...
que é Vida
a desabrochar...
que é Coragem,
Ternura e Paz...
Vem FOGO DE DEUS!
Vem Libertador!
Na terra que não dá pão,
no gemido do moribundo
no silêncio do faminto
nascerá o AMOR:
que tudo transforma
e tudo ordena...
que nada ignora
e tudo acarinha...
que a todos sacia
de VIDA, de
PAZ...
Vem FOGO DE DEUS!
Vem LIBERTADOR!
- Adérito Barbosa -

Ama...


"Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba.
Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona...
Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um
amor sem explicação!!!"

(Madre Teresa de Calcutá)

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Lágrima

Dos olhos me cais,
redonda formusura.
Quase fruto ou lua,
cais desamparada.
Regressas à àgua
mais pura do dia,
obscuro alimento
das altas açucenas.
Breve arquitectura
da melancolia.
Lágrima, apenas.

(Eungénio de Andrade)

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Pastores


O que recebemos para poder viver, deve aumentar a nossa caridade para saciar os outros. Não como se o Evangelho fosse um bem rentável com cujo preço se pagasse o alimento àqueles que o anunciam. Vender assim o Evangelho seria vender por vil preço uma coisa de valor incomparável. Embora recebam do povo o necessário para seu sustento, a recompensa pelo seu trabalho esperam-na do Senhor.

(S. Agostinho, Sermões sobre os Pastores)

terça-feira, 22 de maio de 2007

Foi assim que aconteceu... Capítulo III



Recordando...(Capítulo II - publicado em 19.05.07)

Iniciava-se então a noite de Sexta-feira Santa, recheada de emoções de lágrimas...de Jesus!
E os primeiros momentos do Sábado santo surgiram...tudo estava calmo e em silêncio...preparava-me para desligar este mundo virtual, quando a Cátia me interpela, nesse preciso momento o relógio marcava - 1:30 h da manhã...e a Cátia dizia-me... “Sei que é tarde, mas vai ao Ticho, ver o comentário que acabou de chegar...”...
Corri para a casinha da Cátia (Caty como gosto de lhe chamar!) e ao ler mais uma vez se soltaram as lágrimas e reconheci de imediato a forma e a expressão das palavras...e lembrei-me do comentário que o Pe.CL havia deixado no - Eu Estou Aki - ( Comentário que faz parte do Capítulo I, aqui publicado em 17.05.207, poderia haver dúvidas, era normal que as houvesse...mas eu não as tive!

Ficámos algum tempo a conversar sobre o sucedido...até que de repente surgiu a ideia de fazermos um post igual, um no Ticho e outro no - Eu estou Aki -...e aquelas horas envolveram-nos por completo, absorveram-nos de uma tal forma, que nome dar ao post?? Que nome dar ao padre? Que complicação...primeiro recordo-me de sugerir... - Padre Mistério - mas, depois não ... não era boa ideia... e foi aí que me lembrei...que alguém que chora na Adoração da Cruz, alguém com tanta sensibilidade só poderia Ter um coração lindo... e então ficou o - Padre de Coração Lindo - (que posteriormente ficou só com as iniciais - PCL)...feito o “baptizado”, altura em que me tornei a madrinha do Pe.CL...escolhida imagem...mãos á obra... foi um ínicio de Sábado Santo, muito Santo mesmo...e o resultado dos nossos post’s foi o seguinte...
Cristo chama-te...Introdução do post da Cátia...
Esta Sexta-Feira Santa tem sido um dia repleto de momentos especiais, marcantes que tenho vivido e partilhado com a Elsa... No final do dia fui visitada aqui no Ticho por Padre "com um coração lindo". Escreveu-me um comentario em "Jesus..." que me tocou imenso. E as tuas palavras foram mais um bocadinho d'Ele que veio até mim.

*******
Introdução do post da Elsa...
Hoje é Sábado Santo, mas esta história começou na Sexta-feira Santa, um dia em que Cristo chamou, chamou...a Cátia, foi um dia inesquecível para mim e para a Cátia, que culminou nas primeiras horas deste Sábado Santo, com este comentário de um Padre "com um coração lindo", que nos enterneceu, que nos toucou, que vimos nele a Mão de Cristo...por isso aqui fica...
*************

"Cátia começo a ser um dependente de blogs como o teu o da elsa nyny e de tantos outros que de quando em quando vou visitando, algum tempo atrás deixei um comentário no blog da elsa nyny porque me tocou profundamente o que ela escreveu e hoje atrevi-me a escrever aqui o que se passou comigo na celebração da "Adoração da Cruz" (cerimónia de Sexta-Feira Santa, hoje mesmo), devo dizer-te antes demais que sou Padre, tudo correu de forma normal até ao final da Adoração da Cruz, depois de toda a gente ter beijado a cruz chegou o momento de me prostrar eu em adoração foi então que começou um pranto sem qualquer razão aparente, imagina uma Igreja repleta de gente e o Padre em frente de todo o povo desatou a chorar qual "madalena", tive que me retirar para a sacristia por uns momentos e chorar até me sentir consolado. Deves estar a perguntar o que tem isto a ver com o teu post e a resposta é simples para tudo há um tempo próprio e só Ele (Deus) sabe quando é oportuno acontecer isto ou aquilo, nada acontece por acaso o teu afastamento certamente teve uma razão que provavelmente não entendeste e o teu regresso tem uma razão que um dia perceberás por isso deves sentir-te feliz porque Ele nunca se cansa de esperar e quando regressamos faz uma grande festa. Uma Páscoa Feliz porque de facto para ti este ano Jesus ressuscitará."

Comentário deixado pelo Padre "com um coração lindo" no blog da Cátia
*******
Alguém assim...Faz falta!
Queremos saber mais deste "Padre de Coração Lindo"




Mas o nosso Pe CL não apareceu logo, tivemos que esperar algum tempo...
A história continua brevemente, esteja, atentos!!


segunda-feira, 21 de maio de 2007

O Ateu


O ateu diz: - Não conheço Deus, não necessito desse conceito. É como se um homem que navega numa barca sobre o mar dissesse que não conhece o mar e que não tem necessidade de ter a noção dele. O infinito que te circunda e sobre o qual te moves, as leis deste infinito, te falam de Deus. Dizer que não o vês é fazer como a avestruz.


(Tolstoi)

Agradece por tudo!


"Já percebeste que através do que fazes e da maneira como vives e pensas, podes ajudar ou atrapalhar o estado do mundo.Não te deixe mais atrair pelo caos e confusão, de destruição e devastação, e começa agora a concentrar-te na maravilha e na beleza do mundo à volta.Agradeçe por tudo.

Abençoa todas as pessoas e tudo o que contactares.
Recusa-te a ver o que existe de mau nas pessoas, coisas ou acontecimentos, e procura sempre pelo que há de melhor.

Não sejas como o avestruz, escondendo a cabeça na areia e recusando-se a encarar a realidade do mundo.

Simplesmente procura concentra-te no que há de melhor em tudo e em todos.Tu és um pequeno mundo dentro de ti mesmo.

Existindo paz, harmonia, amor e compreensão bem dentro do teu pequeno mundo, refletirás tudo isso para o mundo à tua volta.E quando conseguires isto, estarás começando a ajudar o mundo a ser diferente!!"

(Desconheço autor)

domingo, 20 de maio de 2007

Foi assim que aconteceu...Capítulo II




A par do Pe.CL, havia alguém que passava no meu cantinho - http://eu-estou-aki.blogspot.com - e sempre deixava a sua marca ... a Cátia - http://cticho.blogspot.com/ - , que como ela própria diz - começou a aproximar-se de D’Ele - através do que ia lendo no - eu estou aki - , a princípio achei estranho...as minhas simples palavras... são simples sentimentos, emoções nada mais...nunca pensei que tal viesse a acontecer, mas de facto, Ele sempre nos prepara cada surpresa!!

E foi na Sexta-Feira Santa que a Cátia me enviou um email dando conta que tinha chegado o dia de falar D’Ele...eu tinha acabado de chegar da Celebração da Sexta-feira Santa, só tinha ido espreitar o mail...fiquei muito contente, mas acabei por Ter que voltar a sair e não li o post...na rua havia um grito para eu ler...

E este foi o Post da Cátia no seu cantinho, na Sexta-Feira Santa... 06.04.2007

Jesus

"Perdoa-lhes, ó Pai, porque não sabem o que fazem"
(Lc 23, 34)

Por muitos e muitos anos sentia-me próxima d'Ele, falava com Ele, rezava-Lhe, sentia-O... Cresci com Ele! Participei activamente na localidade onde vivo para espalhar a Sua palavra, fiz parte de um grupo de jovens cristãos, dei catequese, etc. Mas há alguns anos, e por variadissimas razões afastei-me... deixei-O de lado. Andava um pouco desiludida talvés... Não sei se desiludida com Ele, mas com o mundo... "Como é que Ele permite tal coisa?" foi uma questão que muitas vezes passou na minha cabeça, muitas vezes Lhe disse! Sei que não era Ele mas os homens que o faziam, mas a minha desilusão era tamanha... Afastei-me e não fazia nada para me reaproximar.
Mas parece que Ele não queria esperar mais por mim, pela minha decisão. Ele queria que me aproximasse, e como o passo não foi meu, foi Ele que o teve que dar... Há umas semanas tenho vindo a senti-l'O. Existe um blog, visitado por tantos que aqui me visitam também, que se chama "Eu estou aki" da minha querida Elsa Nyny, que me tem feito pensar... Alguns post dela que para outros se calhar não passam de palavras bonitas e sinceras (que o são sem duvida), a mim têm-me tocado direitinho no caração! É estranho o que sinto por vezes...
No passado dia 2 de Abril a Elsa convidou-me para me juntar ao blog Raizes do Mundo. Nesse momento as lagrimas surgiram-me! Foi um momento que vivi com Ele... Contei a Elsa a minha historia, ao que me respondeu "certeza de que foi Ele que me pediu no fundo do meu coração para te convidar". Aceitei de imediato... Tenho ido até lá.. por vezes leio e venho embora, outras vezes comento. Não me sinto ainda preparada para escrever sobre Ele naquele espaço, afinal quem sou eu? Que tenho feito?
Hoje é Sexta-Feira Santa, dia da cruxificação de Jesus, hoje é dia de pensar n'Ele (apesar de não o ter feito nos ultimos anos). Mas em honra destes momentos, destes sentimentos deixo este meu post... Conto-vos um pouco de mim, do meu intimo.

Pensamentos de Cátia às 5:30 PM

O meu comentário, ao post da Cátia...


elsa nyny disse...
Linda!!Fiquei emocionadissima com o teu post, já sabia, o que contas porque já me tinhas dito, mas agora este relato aqui tocou-me demais!Quanto ao Raízes , quero que postes lá, faz isso hoje, tu és igual a todos os que lá estão, TENS UM CORAÇÃO LINDO que ama e isso basta, é só isso que Ele quer, acredita!!!

Beijinhos com lágrimas de emoção!!!


...e a Cátia iria fazer novo post, no blog Raizes do Mundo - ... Depois de eu lhe contar que tinha visto na rua ...um Arco ìris...sem chuva, e lhe ter explicado qual o sentido Bíblico do Arco-Iris...ainda mais sem chuva...tornava-se ainda mais simbólico...


O post da Cátia no Blog raizes do Mundo...
"Pai, eu estou aqui..."
"Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito"

"Por volta do meio-dia, as trevas cobriram toda a região até às três horas da tarde. O sol tinha-se eclipsado e o véu do templo rasgou-se ao meio.
Dando um forte grito, Jesus exclamou: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". Dito isto, expirou.
Ao ver o que se passava, o centurião deu glória a Deus, dizendo: "Verdadeiramente, este homem era justo!" E toda a multidão que se tinha aglomerado para este espectáculo, vendo o que acontecera, regressava batendo no peito. (Lc 23, 44-48)

Que possamos entregar o nosso espirito nas mãos d'Ele, tal como o disse Jesus Cristo. Tenho andado afastada d'Ele e das Suas palavras, mas Ele hoje chamou-me, chamou claramente o meu nome... E com receio que visse novamente os sinais colocou alguém no meu caminho para mos mostrar. Perante isto, não poderei lutar mais contra a Sua vontade. Vim ao Seu encontro. Que possa começar sempre a dizer: Pai, nas tuas mãos entrego a minha vida.
O meu comentário...

elsa nyny disse...
"Pai, eu estou aqui..."Entendi perfeitamente, e parece que tu, minha querida,tatmbém entendeste o significado do nome do meu cantinho! È isso mesmo!
O post está maravilhoso,emocionou-me e a imagemn, do Arco_Iris não podia ser melhor, O Arco Iris sem chuva, foi concerteza um Grito de Jesus, um Grito de Amor, não tenho a menor dúvida...ainda bem que eu o vi!
Beijinhos minha querida e lembra-te ...Ama, Ama...o resto vem a seguir!!!
6 de Abril de 2007 20:10
**
E foi assim...que eu e a Cátia começavamos a viver, uma Páscoa cheinha de Jesus...irão pensar...então e o Pe.Cl???
Pois...ele vai voltar a entrar... mas no próximo Capítulo! Estejam atentos, que sairá brevemente!!!

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Nova peregrinação


Depois de retemperar as forças fatigadas eis que nova peregrinação se inicia.


A peregrinação interior, saboreando as experiências vivenciadas nos últimos dias (junto do altar da Mãe Santíssima, com os companheiros de caminhada e o acolhimento do meu povo, as minhas comunidades), sabe mesmo bem estar algum tempo ausente e regressar recebendo o afecto e carinho do nosso povo.



A peregrinação exterior, com procissões de velas em todas as comunidades que me estão confiadas (e são nove).


Logo na segunda-feira, 14 de Maio, na impossibilidade de se realizar no dia 13 à noite, visto que eu regressei muito tarde, foi a vez da Eucaristia e procissão de velas na comunidade de Cardanha, foi uma celebração de louvor a Deus por intermédio da Virgem Maria, muito linda.


No dia seguinte à hora do almoço, estando eu à mesa com as funcionárias do centro paroquial uma delas lá me ia confidênciando:


- Ontem o senhor padre fez-nos respirar o ar de Fátima.

Fiquei um pouco perplexo e repliquei:

- Porquê?

A funcionária lá respondeu:

- A forma como falou na homilia e no final da celebração fez-nos sentir como se nós estivéssemos em Fátima. Foi como se nos levasse ao Santuário durante a celebração.


Claro que inicialmente fiquei um pouco orgulhoso por aquilo que tinha feito mas depois fui dizendo para mim mesmo que quando deixamos que o Espírito de Deus fale por nós todos á nossa volta ficam um pouco mais ricos e nós com eles.


Meu Deus suplico-Te:


- Humildade para Te amar e servir;

- Simplicidade para partilhar com os meus irmãos, o meu e Teu povo, as experiências que vou tendo da tua presença gloriosa no mundo;

- Sabedoria para orientar esta peregrinação interior e exterior do povo que me foi confiado até Ti.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

A História...Capítulo I

Amigos!
Prometi contar-vos a história do Pe.CL, e cá estou eu para cumprir.. mas, e porque a história é um pouco longa, decidi servi-la aos bocadinhos, assim todos a poderão saborear melhor, sim! Porque é uma história cheia de emoções!

O Pe.CL, era visita assídua no meu cantinho - http://eu-estou-aki.blogspot.com -, passava, lia e ia embora...era uma daquelas visitas que não deixam marca, vão-nos lendo, vão-nos conhecendo... um dia outro dia e nós nem sabemos que o fazem... até que um dia , ele resolveu deixar a sua marca...foi neste poema:


(foto J.Vieira)


Fico aqui
bebendo as tuas palavras,
sorrindo para elas
e elas para mim,
vejo nelas a vida
que brota
e deixo-me envolver
nessa Vida!
Olho o mundo através
do doce olhar,
que pões em cada palavra,
pressinto em cada uma,
o teu amor
a esse mundo,
e fazes dele a tua casa,
as tuas roupas são as pessoas
com que te cruzas,
e vais colorindo o mundo,
com as cores do teu coração,
que irradiam alegria, vida e amor!
Vejo as tuas mãos vazias,
mas o coração cheio,
aí tens o teu tesouro,
que vais dando,
e vais enchendo outros corações,
pela tua casa fora,
porque a tua casa é o mundo!


elsa sekeira


Publicada por elsa nyny em 28.03.2007

E o comentário do Pe.CL foi...

Anónimo disse...
Já a algum tempo que venho quase diarimente visitar o teu cantinho e sempre que passo por aqui fico mais bem disposto com a vida e comigo mesmo. Hoje atrevi-me a deixar uma marca da minha passagem por aqui por duas razões: 1º para agradecer o facto de partilhares com os outros aquilo que de mais belo e profundo brota do teu interior; 2º porque embora seja dever de todos nós fazermos com que o mundo seja melhor alguns de nós fazem-no melhor que os outros dando-se aos outros, gastando a sua vida a favor de quem mais precisa e isso faz com que a sua existência tenha sentido porque contribui para a felicidade dos outros. Termino esta minha participação agradecendo o bem que me fazes com os poemas que vens postando no teu Blog.Que Deus te mantenha esse "dom".
12:38 AM, Março 29, 2007



Ao ler reparei que era de um padre, pela forma, pela maneira de se expressar, podia não ser, mas tudo indicava que sim...afinal, não me enganei recebi-o de braços abertos, no meu cantinho, como recebo todos os que por lá passam!!

O meu comentário de Boas Vindas:

Anónimo:Que honra ter as tuas palavras! E as tuas visitas! Eu não sou nada! Eu sou alguém muito simples mesmo, mas se posso ajudar os outros através das minhas simples palavras, que mais não são que sentimentos, também eles bastante simples, fico feliz! espero-te sempre!


Iniciava-se aqui uma história...embora eu nesse dia nem suspeitasse...


**
A História está lançada, agora vão passando, não percam o próximo Capítulo, onde vai aparecer uma terceira personagem...a Cátia!

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Universo


Esta noite fiquei absorto na meditação da natureza. Admirava o número, a disposição, a corrida daqueles globos infinitos que as pessoas vulgares não sabem admirar. Mas admirei ainda mais a inteligência infinita que preside a este vasto mecanismo. Dizia a mim mesmo: é preciso ser bem cegos para não ficar extasiados diante deste espectáculo, tolos para não reconhecer o Autor, imbecis para não adorá-Lo!

Newton

terça-feira, 15 de maio de 2007

Aprendi...

"Um dia desses, enquanto aguardava a vez na sala de espera, percebi, solta entre as revistas, uma folha de papel. A curiosidade fez com que a tomasse para ler o que estava escrito. Era uma bela mensagem que alguém havia escrito. O título era interessante e curioso: aprendi... Dizia o mais ou menos o seguinte:

Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.

Aprendi que não importa o quanto certas coisas sejam importantes para mim, há pessoas que não ligam... e eu jamais conseguirei convencê-las.

Aprendi que posso passar anos construindo uma verdade e destruí-la em apenas alguns segundos. Que posso usar meu charme por apenas 15 minutos, depois disso, preciso saber do que estou falando.

Eu aprendi... Que posso fazer algo num minuto e ter que responder por isso o resto da vida. Que por mais que se corte um pão em fatias, esse pão continua tendo duas faces, e o mesmo vale para tudo o que cortamos em nosso caminho.

Aprendi... Que vai demorar muito para me transformar na pessoa que quero ser, e devo ter paciência. Mas, aprendi também, que posso ir além dos limites que eu próprio coloquei.

Aprendi que preciso escolher entre controlar meus pensamentos ou ser controlado por eles. Que os heróis são pessoas que fazem o que acham que devem fazer naquele momento, independentemente do medo que sentem.

Aprendi que perdoar exige muita prática. Que há muita gente que gosta de mim, mas não consegue expressar isso.

Aprendi... Que nos momentos mais difíceis a ajuda veio justamente daquela pessoa que eu achava que iria tentar piorar as coisas.

Aprendi que posso ficar furioso, tenho direito de me irritar, mas não tenho o direito de ser cruel. Que jamais posso dizer a uma criança que seus sonhos são impossíveis, pois seria uma tragédia para o mundo se eu conseguisse convencê-la disso.

Eu aprendi que o meu melhor amigo vai me magoar de vez em quando, que eu tenho que me acostumar com isso. Que não é o suficiente ser perdoado pelos outros, eu preciso me perdoar primeiro.

Aprendi que, não importa o quanto o meu coração esteja sofrendo, o mundo não vai parar por causa disso.

Eu aprendi... Que as circunstâncias de minha infância são responsáveis pelo que eu sou, mas não pelas escolhas que eu faço quando adulto.

Aprendi que numa briga eu preciso escolher de que lado estou, mesmo quando não quero me envolver. Que, quando duas pessoas discutem, não significa que elas se odeiem; e quando duas pessoas não discutem não significa que elas se amem.

Aprendi que por mais que eu queira proteger as pessoas que amo, elas vão se magoar e eu também. Isso faz parte da vida.

Aprendi que a minha existência pode mudar para sempre, em poucas horas, por causa de gente que eu nunca vi antes.

Aprendi também que diplomas na parede não me fazem mais respeitável ou mais sábio.

Aprendi que as palavras de amor perdem o sentido, quando usadas sem critério. E que amigos não são apenas para guardar no fundo do peito, mas para mostrar que são amigos.

Aprendi que certas pessoas vão embora da nossa vida de qualquer maneira, mesmo que desejemos retê-las para sempre.

Aprendi, afinal, que é difícil traçar uma linha entre ser gentil, não ferir as pessoas, e saber lutar pelas coisas em que acredito."


A mensagem é significativa, e sua autoria é atribuída a William Shakespeare. Eu poderia simplesmente ler e guardá-la na memória, mas preferi dividi-la contigo . Porque uma coisa eu também aprendi:
o que é bom deve ser compartilhado.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

A Amizade!


“ O vosso amigo é o vosso desejo cumprido. È o vosso campo que semeais com amor e colheis com gratidão. È a vossa mesa servida e o vosso átrio. Apresentais-vos a ele com a vossa fome e nele procurais a paz. Quando o vosso amigo vos diz o que pensa, não receeis o “não” do vosso espírito, nem retenhais o “sim”. E quando estiver silencioso, não deixe o vosso coração de escutar o seu coração; porque na amizade, todas as ideias, todos os desejos e todas as esperanças nasceram e foram partilhadas sem palavras e com uma alegria inexprimível. Quando vos separardes do vosso amigo, não vos entristeçais, porque aquilo que de melhor amais nele pode tornar-se mais claro na sua ausência; tal como vista da planície, a montanha é mais nítida para quem a escala. E que não haja outro fim na amizade que não seja o aprofundar da alma. Porque o amor que não procura revelar o seu próprio mistério não é amor, mas sim uma rede lançada a um mar sem peixes, apenas conseguindo prender o supérfluo. E que o melhor que haja em vós seja para o vosso amigo. E se ele tiver que conhecer o refluxo da vossa maré, que conheça também o seu fluxo. Pois, para que serve o amigo se o procurais apenas para matar o tempo? Procurai-o sempre para as horas vivas. Ele vem para resolver as vossas necessidades, mas não o vosso vazio. E que na doçura da amizade residam a alegria e a partilha dos prazeres. Porque é no orvalho das coisas pequenas que o coração encontra a sua manhã e se reanima.”

In o Profeta de Kahlin Gibran


**

È só um miminho para o nosso Pe.CL!! E para vocês também!!!
Pois, ele ontem chegou muito tarde e já não pôde realizar a Eucarístia e a Procissão das velas, que tinha agendada com as suas gentes...por isso irá fazê-lo hoje!!! E eu aqui estou!!!

domingo, 13 de maio de 2007

Peregrinação - Dia 13 de Maio!



Os nossos peregrinos juntaram-se a tantos e tantos outros, para a Recitação do Rosário pelas 9:30 h.


Com o Santuário de Fátima lotado...
Seguiu-se a Eucaristia, Momento Alto dentro de todos os Momentos, neste Domingo 13 de Maio de 2007 … corações que transbordavam amor, mãos que se juntavam, lágrimas e lágrimas que iam caindo desamparadas, lavando a alma de quem estava ali aos Pés da Mãe, para celebrar Cristo!


A Benção dos doentes foi outro Momento comovente e envolvente!





O nosso Papa BentoXVI, que se fez presente entre nós, em Oração, de Coração acompanhando-nos, embora em sua Visita ao Brasil, no Santuário de Nª Srª Aparecida, e enviando para o representar o Cardeal Ângelo Sodano, tendo ficado a Homília deste Dia a seu cargo…
Nós por cá Orámos e Oramos também por Bento XVI!




Foi também neste Momento que D.António Marto, ia dizendo que estavm três Santuários juntos, unidos pela Oração… O Santuário de Fátima, o santuário de Nª Srª de Aparecida, e o Santuário (talvez mais pequeno, mas igualmente grande em Oração) da Igreja da Luz…Todos unidos, pela Pequenina Maddie!

A Saudação especial de Dª António Marto, Bispo de Leiria-Fátima , ás crianças presentes em Fátima, foi também um gesto enternecedor!



Foi pedido e respeitado…
Um minuto e meio de silêncio…o silêncio dos corações…milhares de pessoas em silêncio…algo que faz cair as lágrimas…mesmo à distância!



E a Bênção nas diferentes línguas, dirigida aos muitos estrangeiros que estavam em Fátima, encerrou o Momento da Eucaristia!



E tudo se encaminhava então para o final…



Com muita, muita emoção os milhares de peregrinos iam vivendo os últimos momentos deste Dia, e os corações juntavam-se a uma só voz para Louvar Nª Srª de Fátima!


E os lenços brancos desfraldavam-se como parte integrante da Balada…do Adeus…os corações uniam-se e cantavam entre lágrimas...muitas Lágrimas, muita emoção…




Neste Dia não posso deixar de recordar Alguém que marcou a Igreja dos tempos actuais e que é, que será sempre presença em nossas vidas…
O saudosíssimo Papa João Paulo II… Que Ele continue a olhar por nós!


E pouco a pouco... os Peregrinos iam deixando o Santuário, levavam com eles dias maravilhosos passados na Casa da Mãe, sentindo a ternura de Deus... na certeza de que estes dias vão certamente trazer-lhes uma vivência diferente na sua vida!
Que assim seja!
Votos de Boa viagem no regresso ás suas terras, ás suas famílias!

Que Maria vá convosco!



Maria...


"Concede-nos, Maria,

Mãe de Cristo e da Igreja

Um pouco de luz para a nossa noite.

Um pouco de paz para a nossa luta.

Um pouco de fé para a nossa dúvida.

Um pouco de amor para o nosso ódio.

Um pouco de água para a nossa sede.

Um pouco de doação para o nosso egoísmo.

Um pouco de calor para a nossa frieza.

Um pouco de ideal para a nossa fraca vontade.

Um pouco de alegria para a nossa tristeza.

Um pouco de auxílio para a nossa necessidade."

Amen




**



E nós por cá???

Amanhã já teremos o nosso Pe.CL, na sua Montanha…
…e eu??


Pois, pensei que seria sós uns dias…mas, afinal não me despeço, porque o nosso Pe.CL, convidou-me a ficar por cá, na Montanha, e eu aceitei, por isso não será uma despedida, mas -

ATÉ SEMPRE!!!



Vou estar por cá, não todos os dias, mas de vez em quando vou fazer-vos umas surpresas! Ahaha!!
Entretanto continuo no meu cantinho…sim! Eu também tenho um cantinho…



Este é o meu símbolo na blogosfera…e o meu cantinho - Eu estou aki -
- http://eu-estou-aki.blogspot.com/ - , apareçam! Recebo-vos de braços abertos!! Ah! O meu nome…. Elsa .



Quero dizer-vos que adorei peregrinar com o Pe.CL e os seus peregrinos, gosto muito de vocês, e admirei do primeiro ao último dia, a Força, a Fé e o Amor que vos vai no Coração; como adorei também peregrinar com os peregrinos da Montanha, os que deixaram a sua marca e os que não deixando, fizeram duplicar numa semana, as visitas na Montanha!



Para todos vós, obrigado por estes dias maravilhosos!

Para ti…Pe.Cl…Que dizer??



Um simples obrigado é muito pouco, deste-me as chaves da tua Montanha, partiste e confiaste, confiaste, confiaste…agora voltas…e já pediste para eu fazer uma cópia das chaves da Montanha…que dizer???



Deixo-te o silêncio…


A forma que encontrei de te dizer obrigado, e esperar apenas que esteja sempre à altura da tua confiança, do teu carinho, da tua amizade!!


Do teu repórter peregrino,
Da tua Madrinha,
Do teu P.P.
Da tua Amiga!

Com Amizade!
Elsa




Prometo em breve desvendar uma história linda…a história do Pe.CL, vivida por mim, pelo Pe.Cl e pela Cátia!!
Por isso vão passando, o Pe.CL merece!!!

sábado, 12 de maio de 2007

Peregrinação - Dia 8 - Em Fátima - Dia 2 ...

A manhã começou cedo, em direcção a Aljustrel, a pé, claro, que é para não perderem o ritmo!!Revisitando os caminhos e os cantinhos tanta vez percorridos pelos três videntes de Fátima!


A casa de Lúcia...



O poço do quintal da casa de Lúcia...




O museu...
Foi uma manhã muito agradável desfrutada pelos nossos peregrinos!
No regresso a Fátima, o nosso Pe.Cl lá foi encontrando a família... a cunhada que veio a pé de Vila Nova de Gaia!


Na hora de almoço, lá estavam eles todos juntos para desfrutar a refeição, agora na calma de mais um dia passado na Casa da Mãe!
Uma das nossas peregrinas faz anos hoje - 12.05.2007 -
e claro que o nosso Pe.Cl, não ia deixar passar este dia sem....

FLORES...
Rosas para....
ARMANDINA!!
e muitos parabéns!
Também da minha parte!!!
Parabéns e muitas felicidades!!
E os nossos peregrinos juntavam-se a tantoa outros:
21h30 - Bênção solene de velas e ROSÁRIO, na Capelinha, e PROCISSÃO DE VELAS.

22h30 - EUCARISTIA, no Altar do Recinto.
E è assim que Fátima fica nestes dias...palavars para quê???


Um mar de Luz, de Fé de Amor, de partilha,
que se estende ante os nossos olhos!
Pudesse o mundo inteiro,
calar a voz numa noite,
aquietar o seu coração,
pegar na mão do irmão,
acender uma vela,
e Orar...
o mundo seria diferente,
um dia...
todos os dias!
Nesta noite Oração...
O Pe.CL disse que lembraria todos,
mas em especial a pequenina Maddie!

Querida Maddie!
Hoje é o teu aniversário,
quatro anitos,
és uma flor,
que ainda mal sentiu o orvalho
nas suas pétalas,
tens nos olhos a Luz da Vida,
no teu coração a pureza de criança,
neste dia...e em todos os dias...
Rogo por ti a Maria,
que Ela te proteja em seu coração,
e te traga a bom porto!
Parabéns Maddie!




Dia 13
Noite de Vigília - 00h00
às 02h00 - Adoração ao SS.mo Sacramento.
02h00 às 03h30 - Via-sacra.

03h30 às 04h30 - Celebração Mariana.

04h30 às 05h30 - Missa.

05h30 às 07h00 - Adoração com Laudes do SS.mo Sacramento.

07h00 - PROCISSÃO EUCARÍSTICA

Assim vai decorrer o ínicio do dia 13 de Maio...
Os nossos peregrinos participarão na Vígilia.

Maria...

"Ò Maria, Virgem Mãe,
Senhora do silêncio e da Palavra,
Ensina-me a guardar no coração
Os sinais da presença escondida de Deus
Nos acontecimentos da vida.

Ave, ó Cheia de Graça,
Filha de Sião,
Agraciada do Senhor,
Arca da Aliança, cheia do Espírito,
Intercede por mim,
Para que o amor e a santidade de Jesus
Inundem a minha alma, como inundaram a Tua;
E que o Espírito de Jesus que em Ti operou
O Mistério da Encarnação do Verbo de Deus,
Seja sempre a minha vida
O meu amparo e a minha força."

Ámen


**

09h15 - ROSÁRIO, na Capelinha.
10h00 - PROCISSÃO,
EUCARISTIA,
BÊNÇÃO DOS DOENTES,
CONSAGRAÇÃO
E ADEUS.


Assim será o dia de amanhã...o último dos nossos peregrinos em Fátima, pelo menos por agora, não faltem amanhã, porque tenho novidades para vocês! Dos peregrinos, do Pe.Cl...e também de mim própria... - repórter peregrino - !